Iniciativa reúne esforços da Secretaria de Turismo e do Visit Iguassu para promover os potenciais do destino no setor de turismo de negócios
A Secretaria Municipal de Turismo de Foz do Iguaçu (SMTU), em parceria com o Visit Iguassu, participou da Experience Expo – EEX 2025, realizada nos dias 8 e 9 de dezembro, em São Paulo. O evento reúniu os principais representantes do segmento MICE (Meetings, Incentives, Conferences and Exhibitions) do país e se consolida como uma agenda estratégica para o fortalecimento do turismo de negócios no Brasil.
A EEX recebeu cerca de 3.500 visitantes, mais de 100 marcas expositoras e um congresso com mais de 30 palestrantes que abordarão tendências, inovação, sustentabilidade e novas perspectivas para o mercado de eventos. São Paulo, sede da feira, é também o maior emissor de turistas para Foz do Iguaçu fora do Paraná. Em 2025, conforme dados do Parque Nacional do Iguaçu, o destino já recebeu 238.493 visitantes paulistas.
Nesta edição, a SMTU é representada pela servidora Jandira Cordeiro. Pelo Visit Iguassu participam a responsável pelo setor de Negócios e MICE, Pamela Cibils, e a diretora executiva, Elaine Tenerello. A missão da comitiva é apresentar os diferenciais competitivos de Foz do Iguaçu e reforçar sua vocação para congressos, feiras, incentivos e encontros corporativos.
A diretora de Promoção, Marketing e Eventos da SMTU, Jakline Broco, destaca o caráter estratégico da participação institucional em eventos desse porte. “Participar da Experience Expo significa reafirmar o compromisso de Foz do Iguaçu com o segmento MICE e com a qualificação constante do destino. Nosso objetivo é fortalecer a presença da cidade no mercado nacional, especialmente entre organizadores de eventos e fornecedores especializados, para que novas oportunidades sejam geradas e revertidas em benefícios econômicos e sociais para o município”, afirma.
A servidora Jandira Cordeiro reforça que a EEX amplia a projeção do destino Iguassu. “O evento reúne empresas nacionais e internacionais, permitindo que Foz se posicione de forma competitiva. Nosso foco é dialogar com profissionais que influenciam diretamente a escolha de destinos para eventos corporativos e apresentar o ecossistema turístico da cidade de maneira completa. Após a participação, ampliamos nossa rede de contatos, fortalecemos a promoção do destino e incorporamos novas tendências que contribuem para aprimorar ainda mais nosso posicionamento estratégico”, explica.
O presidente do Visit Iguassu, Jaime Mendes, também ressalta a importância da iniciativa. “A participação do Visit Iguassu na Experience Expo reforça nosso compromisso em ampliar a presença do Destino Iguaçu nos principais espaços de relacionamento e negócios do país. Estar ao lado de profissionais que movimentam o setor de Live Marketing nos permite apresentar todo o potencial da nossa região e fortalecer conexões estratégicas. Também é motivo de orgulho ver nossa diretora executiva, Elaine Tenerello, concorrendo ao Prêmio Caio, um reconhecimento que evidencia o trabalho técnico e dedicado que realizamos para promover Foz do Iguaçu no cenário nacional”, destaca.
Relevância do setor MICE em Foz
Em 2025, a SMTU registrou 491 alvarás de eventos emitidos na cidade, sendo 446 nacionais e 43 internacionais – um crescimento de 13% em relação ao ano anterior. Ao todo, mais de 228 mil participantes foram reunidos ao longo do ano.
O bom desempenho também se reflete no cenário mundial. De acordo com o ranking mais recente da ICCA (International Congress and Convention Association), Foz do Iguaçu conquistou o terceiro lugar entre os destinos brasileiros que mais recebem eventos internacionais, reafirmando sua força e competitividade no turismo MICE.
Por ASSESSORIA













