Pautas serão conduzidas pela secretária municipal de Finanças e Orçamento, Magda Trindade, e pelo arquiteto e professor Alexandre Balthazar.
Temas que impactam as finanças e o planejamento do município, o programa RecuperaFoz e o instrumento de política urbana Operações Urbanas Consorciadas serão pautas do Conselho de Desenvolvimento Econômico de Foz do Iguaçu (Codefoz). A plenária, aberta ao público, ocorrerá na quinta-feira, 13, às 16h, na sede da ACIFI.
A sessão reunirá conselheiros titulares e suplentes que representam o poder público, a sociedade civil, o setor empresarial e as universidades, além de lideranças comunitárias. As discussões constituirão uma oportunidade para a coletividade avançar em temas de interesse da cidade e registrar demandas.
“Nesta plenária, unimos dois temas que têm ligação direta com o presente e o futuro de Foz do Iguaçu”, destaca o presidente do Codefoz, Marcelo Brito. “Sobre o RecuperaFoz, vamos aprofundar o entendimento em torno de seus benefícios e sua relação com a reforma tributária”, complementa o dirigente.
A temática das Operações Urbanas Consorciadas, prossegue, será levada à plenária em um momento oportuno, já que o município se prepara para revisar o Plano Diretor. “Investidores, gestores públicos, legisladores, assim como profissionais e professores das áreas de engenharia, arquitetura e urbanismo: é um assunto que requer o envolvimento de todos”, convida Marcelo.
RecuperaFoz
A exposição sobre o programa RecuperaFoz terá a condução da secretária municipal de Finanças e Orçamento, Magda Odette Trindade. Serão detalhados os benefícios e os procedimentos para a regularização de débitos em atraso, iniciativa elaborada pelo Poder Executivo e aprovada pela Câmara de Vereadores para suceder o antigo Refis.
Além disso, a gestora apresentará a relação do programa de refinanciamento com a reforma tributária, que influenciará o planejamento financeiro e orçamentário do município nas próximas décadas. A alteração do regramento federal foi promulgada por emenda constitucional, com implementação gradual a partir de 2026.
Operações Urbanas Consorciadas
A apresentação sobre as Operações Urbanas Consorciadas será feita pelo arquiteto e urbanista Alexandre Balthazar, professor universitário e atuante em projetos junto à comunidade. Esses instrumentos configuram parcerias entre o poder público e a iniciativa privada para promover transformações estruturais em áreas específicas da cidade.
Essas operações combinam planejamento urbano, investimentos públicos e privados e contrapartidas para o desenvolvimento equilibrado do território. Elas viabilizam infraestrutura, habitação, áreas verdes, mobilidade e equipamentos públicos, contribuindo para a valorização urbana compartilhada, o reuso de áreas subutilizadas e o fortalecimento da gestão participativa e sustentável do crescimento urbano.
Plenária do Codefoz
Data: 13 de novembro – quinta-feira
Horário: 16h
Local: Auditório da ACIFI – Rua Padre Montoya, 490, centro
Redes sociais: @codefoz
Por ASSESSORIA












