Com avanços consolidados em 2025, a rede municipal supera desafios do ciclo 2024–2025 e garante o reconhecimento nacional
A Educação Municipal de Foz do Iguaçu alcançou um importante reconhecimento nacional ao conquistar o Selo Prata de Alfabetização, certificação concedida com base no ciclo avaliativo 2024–2025 do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada. A conquista reflete os resultados consolidados do desempenho dos estudantes em 2024 e, sobretudo, as ações estruturadas de fortalecimento implementadas ao longo de 2025.
No ciclo de 2024, a meta nacional de alfabetização estabelecida era 7,4, e a rede municipal atingiu 7,2, ficando muito próxima do índice projetado. Mais do que um resultado numérico, esse desempenho serviu como ponto de partida para análises técnicas, reflexão pedagógica e reorganização estratégica do trabalho educacional.
A partir desse diagnóstico, o ano de 2025 foi marcado por um processo consistente de recuperação e fortalecimento da alfabetização, com acompanhamento técnico contínuo, reforço pedagógico direcionado e ampla mobilização das equipes escolares. O esforço coletivo resultou na consolidação de avanços significativos, que garantiram a certificação no ciclo atual.
Neste ano, o processo avaliativo apresentou critérios ainda mais rigorosos: 50 itens foram analisados, mais que o dobro do ciclo anterior. Mesmo diante de exigências ampliadas, a rede municipal demonstrou consistência nos indicadores e elevado desempenho geral, alcançando uma pontuação que, inclusive, a posicionaria na faixa de classificação do Selo Ouro. O único critério não atingido foi o cumprimento integral da meta numérica nacional, o que não diminui a robustez dos resultados alcançados.
A conquista do Selo Prata de Alfabetização é resultado do empenho conjunto de gestores, equipes pedagógicas, professores, estudantes e famílias, com destaque para o trabalho desenvolvido nas turmas de 2º ano, foco central do processo avaliativo.
“Essa conquista, confirma que a Educação de Foz do Iguaçu está avançando com planejamento, responsabilidade e foco na aprendizagem. O Selo Prata reflete o trabalho comprometido das nossas equipes e as ações pedagógicas implementadas para fortalecer a alfabetização. Seguiremos firmes, investindo e aprimorando nossas estratégias para garantir que todas as nossas crianças aprendam na idade certa, ” destacou a secretaria municipal de educação, Silvana Garcia.
Mais do que um reconhecimento formal, o selo simboliza a capacidade de evolução da Educação Municipal, que transformou os dados de 2024 em base para ações concretas e, em 2025, consolidou uma recuperação sólida e sustentável.
A Educação de Foz do Iguaçu segue avançando, fortalecida e determinada a continuar elevando seus indicadores, com planejamento, compromisso e valorização dos profissionais, avançando rumo à reconquista do Selo Ouro, patamar compatível com o potencial e a dedicação da rede municipal de ensino.
Por ASSESSORIA













